Rotina de Pele Anti-Rugas

Vivemos em uma sociedade que exalta a juventude, qualquer um percebe isso logo após passar dos 20 anos, quando tudo parece ideal: pele, medidas, cabelo e vitalidade. A sociedade cobra uma aparência sempre juvenil, apesar das mudanças de comportamento que a idade confere inevitavelmente. Essa discussão é tema de estudos e de livros, como o Encare o Espelho, escrito por duas ex-modelos americanas, que se tornaram especialistas em auxiliar profissionais e pessoas na luta contra o tempo, Vivian Diller e Jill Muier-Sukenick.

Ambas encaram que o problema maior do envelhecimento é não saber envelhecer, aceitar as mudanças que o corpo recebe com a idade não é se descuidar, saber se valorizar diante disso é essencial, pois recorrer intensamente a tratamentos estéticos pode prejudicar mais do que ajudar.

Assim, como cuidar da pele em cada fase da vida? É preciso saber quais problemas são o foco de cada década e criar uma rotina pensada para prevenir, entre outros problemas, as rugas.

pele do rosto

20 Anos

Nessa idade a pele ainda sofre um pouco com resíduos da adolescência, como a oscilação hormonal. Assim, cuidar da oleosidade é essencial nessa época, já que é o que mais se desregula com os hormônios. A partir dos 25 anos, começam novas preocupações: a produção de colágeno pelo organismo começa a diminuir (e de nada adianta ingerir cápsulas, o colágeno que o organismo utiliza é apenas fabricado pelo mesmo, através das proteínas que ingerimos na alimentação), as alterações causadas pelo sol também começam a se tornar mais visíveis na pele.

Até os 25 anos o principal cuidado de beleza é a limpeza, que deve ser feito também sob observação: lavar o rosto mais de duas vezes por dia pode provocar efeito contrário, desregulando a produção sebácea. Utilize sabote com acido salicílico e tônico adstringente para a limpeza. Além dela, não se esqueça de utilizar protetor solar diariamente para diminuir a ação dos raios solares sobre a pele.

Rotina de Pele aos 20 anos

  • Todo dia limpar, hidratar e usar protetor solar
  • Toda noite limpar, aplicar produto com ativo antioxidante e tratamento antioleosidade
  • Esfoliar para remover células mortas – a cada uma semana ou 15 dias, dependendo do tipo de pele
  • Todo mês limpeza de pele com uma dermatologista ou esteticista
  • Peeling superficial – quando necessário ou trimestralmente, de acordo com a pele.
  • Todo ano visitar o dermatologista

30 Anos

Aos 30 anos o corpo entra num processo de maior perda e mais lentidão na produção de colágeno, começam a surgir as primeiras rugas derivadas desse processo, principalmente nas regiões mais marcadas pelas expressões.

A pele também sofrerá mais com marcas e manchinhas causadas pelo sol e por tóxicos, como cigarro e álcool – não é necessário parar completamente com seus hábitos, mas sabendo que eles fazem mal, é bom repensa-los, não é mesmo?

Algumas mudanças devem ser feitas em relação a rotina dos 20 anos, o sabonete deve ser principalmente hidratante, o tônico deve equilibrar o pH da pele, nos tratamentos noturnos os hidratantes também ganham atenção especial, mas além deles é essencial usar produtos com ação antioxidante, para prevenir o envelhecimento celular. Nessa idade as idas ao dermatologista podem aumentar e ter um de sua confiança pode ser uma boa ideia.

creme antiidade

Rotina de Beleza aos 30 Anos

  • Todo dia limpar, hidratar e usar protetor solar
  • Toda noite limpar, aplicar produto anti-idade
  • Esfoliar mais vezes, para remover células mortas e aplicar máscara revitalizadora
  • Fazer peeling superficial
  • Se necessário, uma sessão de luz intensa pulsada
  • Todo semestre visitar o dermatologista
  • Se necessário, fazer aplicação de ácido hialurônico