Cortes Ideiais para Cada Formato de Rosto

Cortar o cabelo é algo que, dizem, faz bem até à alma. Mudar o visual ajuda a se livrar do que é antigo e a abrir as portas para o novo, a renovar a autoestima. No entanto, as vezes o resultado pode não agradar tanto quanto esperado.

Nem sempre a culpa por um corte de cabelo não ficar ideal é do cabeleireiro, às vezes pode ser um erro de escolha. Para isso não acontecer, é preciso conhecer os seus traços, assim você tem mais chances de escolher um corte de cabelo que combine com o seu rosto.

Rosto Oval

Os cortes ideais para quem rosto oval é aqueles que suavizam os contornos, contudo, quem tem esse tipo de rosto sai na frente dos outros, porque o rosto oval fica harmonioso com quase todos os cortes, já que os contornos são suaves e as medidas são equilibradas.

Os cortes que ficam ideais, entretanto, são principalmente os repicados. Para quem tem cabelos longos, um desfiado em camadas com franja longa emoldura o rosto, o evidencia. Para fios crespos, um comprimento médio acompanhado de laterais repicadas e base reta caem bem. Apesar de ser o rosto ideal para ser mais ousada e dispensar a franja, se desejar mantê-la ainda assim, opte por um comprimento curto e desfiado, mas use de lado para disfarçar o formato alongado do rosto.

Rosto Redondo

O ideal para um rosto redondo é movimento, para amenizar o formato do rosto o melhor é usar uma franja mais longa, franjas curtas em comprimentos médios e longos podem destacar demais.

O que difere um rosto oval e um rosto redondo é principalmente o queixo, alongado no primeiro e retraído no segundo, por isso as vezes os cortes são parecidos, mudando principalmente a franja, os totalmente repicados caem muito bem para esse tipo de rosto.

Os curtos não são os comprimentos ideais, mas podem ficar bons dependendo do estilo. O corte Chanel clássico com franja é uma exceção e cai muito bem para rostos redondos. Há casos particulares, por exemplo, a cantora Miley Cyrus que ficou bem com um cabelo pixie, em geral não recomendado para rostos redondos.

Rosto Quadrado

A atriz Cameron Diaz é um caso típico de rosto quadrado. Nesse caso, uma franja diagonal e média também é aliado para suavizar o contorno do rosto. Quem tem esse formato tem os ângulos muito aparentes, um cabelo reto evidenciaria isso. Portanto, cabelos longos e retos estão fora da lista, o ideal é escolher um corte levemente repicado na base e colocar a franja diagonal na jogada.

Se você não gosta dos ângulos do rosto, pode fazer um corte desfiado e repicado em camadas, que permite cobrir os ângulos com as pontas do cabelo. Use uma franja na altura dos olhos para terminar.

Rosto Triangular ou Coração

O formato é o mais delicado por ajustar os cantos mais arredondados com um queixo pronunciado, é o formato de rosto da atriz Emma Watson. Para amenizar o formato triangular do rosto é interessante optar por mais volume no topo da cabeça, o que cai bem principalmente para os fios crespos.

Para esse formato os fios irregulares são ideais, ou, para equilibrar o queixo mais fino, cortes que proponham pontas viradas para fora. Os cortes com menos volume e mais contidos ficam melhores quando o comprimento é médio.