Rotina de Pele Anti-Rugas

Vivemos em uma sociedade que exalta a juventude, qualquer um percebe isso logo após passar dos 20 anos, quando tudo parece ideal: pele, medidas, cabelo e vitalidade. A sociedade cobra uma aparência sempre juvenil, apesar das mudanças de comportamento que a idade confere inevitavelmente. Essa discussão é tema de estudos e de livros, como o Encare o Espelho, escrito por duas ex-modelos americanas, que se tornaram especialistas em auxiliar profissionais e pessoas na luta contra o tempo, Vivian Diller e Jill Muier-Sukenick.

Ambas encaram que o problema maior do envelhecimento é não saber envelhecer, aceitar as mudanças que o corpo recebe com a idade não é se descuidar, saber se valorizar diante disso é essencial, pois recorrer intensamente a tratamentos estéticos pode prejudicar mais do que ajudar.

Assim, como cuidar da pele em cada fase da vida? É preciso saber quais problemas são o foco de cada década e criar uma rotina pensada para prevenir, entre outros problemas, as rugas.

pele do rosto

20 Anos

Nessa idade a pele ainda sofre um pouco com resíduos da adolescência, como a oscilação hormonal. Assim, cuidar da oleosidade é essencial nessa época, já que é o que mais se desregula com os hormônios. A partir dos 25 anos, começam novas preocupações: a produção de colágeno pelo organismo começa a diminuir (e de nada adianta ingerir cápsulas, o colágeno que o organismo utiliza é apenas fabricado pelo mesmo, através das proteínas que ingerimos na alimentação), as alterações causadas pelo sol também começam a se tornar mais visíveis na pele.

Até os 25 anos o principal cuidado de beleza é a limpeza, que deve ser feito também sob observação: lavar o rosto mais de duas vezes por dia pode provocar efeito contrário, desregulando a produção sebácea. Utilize sabote com acido salicílico e tônico adstringente para a limpeza. Além dela, não se esqueça de utilizar protetor solar diariamente para diminuir a ação dos raios solares sobre a pele.

Rotina de Pele aos 20 anos

  • Todo dia limpar, hidratar e usar protetor solar
  • Toda noite limpar, aplicar produto com ativo antioxidante e tratamento antioleosidade
  • Esfoliar para remover células mortas – a cada uma semana ou 15 dias, dependendo do tipo de pele
  • Todo mês limpeza de pele com uma dermatologista ou esteticista
  • Peeling superficial – quando necessário ou trimestralmente, de acordo com a pele.
  • Todo ano visitar o dermatologista

30 Anos

Aos 30 anos o corpo entra num processo de maior perda e mais lentidão na produção de colágeno, começam a surgir as primeiras rugas derivadas desse processo, principalmente nas regiões mais marcadas pelas expressões.

A pele também sofrerá mais com marcas e manchinhas causadas pelo sol e por tóxicos, como cigarro e álcool – não é necessário parar completamente com seus hábitos, mas sabendo que eles fazem mal, é bom repensa-los, não é mesmo?

Algumas mudanças devem ser feitas em relação a rotina dos 20 anos, o sabonete deve ser principalmente hidratante, o tônico deve equilibrar o pH da pele, nos tratamentos noturnos os hidratantes também ganham atenção especial, mas além deles é essencial usar produtos com ação antioxidante, para prevenir o envelhecimento celular. Nessa idade as idas ao dermatologista podem aumentar e ter um de sua confiança pode ser uma boa ideia.

creme antiidade

Rotina de Beleza aos 30 Anos

  • Todo dia limpar, hidratar e usar protetor solar
  • Toda noite limpar, aplicar produto anti-idade
  • Esfoliar mais vezes, para remover células mortas e aplicar máscara revitalizadora
  • Fazer peeling superficial
  • Se necessário, uma sessão de luz intensa pulsada
  • Todo semestre visitar o dermatologista
  • Se necessário, fazer aplicação de ácido hialurônico

Como Arrumar o Cabelo em 5 Minutos

Se arrumar todos os dias para o trabalho, ou ter apenas aqueles cinco minutos antes de se considerar atrasada para algum compromisso pode ser complicado quando o único detalhe que falta arrumar são os cabelos.

Como sair de casa diva sem gastar horas no penteado? Como sair de casa todos os dias se arrumando de uma forma prática e rápida?

cabelo prático

Dicas de Penteados Rápidos para Festas

Vamos considerar que você já esteja de cabelos secos ou escovados, o que falta mesmo é pensar em um penteado. Sem um cabeleireiro e sem tempo para se dedicar a um penteado complicado, como resolver? A dica a seguir serve para qualquer comprimento de cabelo, é rápida e elegante.

  • Se você não tem muitas habilidades para criar um penteado rápido, use uma tiara bonita e com brilhos para ser o principal truque do penteado, usando-a para segurar os outros fios, como um coque baixo, arremate com grampos.
  • Os grampos, alias, são sempre ótimos aliados para arrumar o cabelo para uma festa. Você pode usá-los para prender volumes e mechas e deixar até mesmo um cabelo solto com mais charme.
  • Para prender um volume no topo da cabeça de uma forma prática, desfie os fios da parte próxima a testa e prenda para cima com grampos. Outra opção é usar apliques prontos, até mesmo o truque da tiara pode ser feito com uma tiara de trança já pronta .

Truques Diários

Mesmo quando não tenhamos uma festa, há dias em que queremos usar o cabelo com algo a mais. Mas como encontrar esse algo a mais sem gastar vários minutos em frente ao espelho? Alguns truques tornam tudo mais prático:

arrumando o cabelo

  • Se você tem cabelo liso e quer um efeito cacheado pode conseguir isso sem a ajuda do babyliss. Com a própria chapinha, principalmente se a sua for das mais finas, você pode enrolar algumas mechas do cabelo e conseguir, dessa forma, mais movimento e textura. Um aparelho que tem feito sucesso dando resultados rápidos é o MiraCurl, embora ainda seja um pouco inacessível no Brasil, o aparelho é como um babyliss mágico, suga a mecha de cabelo e a enrola sem nenhum trabalho. Nos dois casos é importante usar um fixador spray para finalizar.
  • No dia a dia também podemos nos deparar com dias em que o cabelo simplesmente não fica do jeito que queremos, acorda oleoso, amassado, com muito frizz, etc. Esses dias são ideais para apostar nos acessórios de cabelo, desde tiaras até lenços e turbantes, todos esses acessórios são facilitadores para um “bad hair Day” e ficam muito charmosos.
  • Arrumar um turbante pode ser difícil para algumas, mas você só precisa de um lenço grande o suficiente para dobrá-lo em forma de tira e amarrar na cabeça, mesmo que ele não dê a volta em toda a cabeça, com um nozinho e jeito para colocar as pontas do turbante pra dentro já é suficiente para criar um efeito fofo que dura o dia todo, além de esconder todos os defeitinhos do cabelo. 

Dica Quente

O estilo amassado (tipo o da Gisele) é o mais prático e rápido de todos!

  • Com o cabelo ainda molhado, aplique um pouco de óleo tipo o Moroccanoil (o melhor de todos)
  • Seque o cabelo de cabeça para baixo e finalize com a cabeça normal
  • Com o cabelo ainda quente, borrife um produto conhecido por Salt Mist da metade do cabelo para baixo
  • Faça um coque não muito alto e nem muito baixo com grampos. Junte o cabelo como se fosse fazer um rabo e comece a torcer formando o coque. Cuidado para não apertar demais! Deixe ele bem fofo e coloque no máximo 5 grampos.
  • Espere o cabelo secar, solte e amasse!

SOS Beleza

Muitas vezes, por mais que tenhamos uma rotina de beleza, aparecem pequenos problemas para serem resolvidos e que deixam algumas pessoas inseguras, existem soluções práticas para esses dramas que aparecem de vez em quando.

Cabelos

Raízes oleosas e pontas secas:

Quem tem cabelo oleoso, principalmente, pode passar por esse problema que não se resolve com os cuidados normais. Mas é simples, basta tratar cada problema da forma que melhor lhe compete: para as pontas hidratação, e para a raiz, tratamento contra a oleosidade. Intercalar os procedimentos de cuidados ajuda a manter os dois em equilíbrio. Uma dica: para cuidar da raiz utilize máscara de abacate, que ajuda a controlar a oleosidade, para as pontas secas adicione óleo de argan à mistura.

cabelos

Pontas Duplas:

para tratar pontas duplas a melhor coisa é evita-las, já que depois de aparecerem muitas vezes o corte é a única solução. Se você usa muitos procedimentos térmicos no cabelo sempre aplique protetor térmico antes da utilização, para proteger os fios, pois esses procedimentos estão entre o que mais causam o problema.

Excesso de Volume e Frizz:

Quem tem cabelos secos é quem mais sofre com esses problemas, assim como quem tem os fios cacheados ou crespos, pois a forma dos fios impedem a água de chegar da mesma forma em todos eles, facilitando o volume e o frizz. Conservar os cabelos bem hidratados é a chave para resolver os dois problemas, a hidratação deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Além disso, para manter o controle diário sobre os fios, os finalizadores são uma ótima opção.

Cabelos Finos, Fracos e Sem Volume:

o problema oposto de quem sofre para controlar o volume. Quando o cabelo tem essa aparência pode significar que faltam nutrientes no organismo, você pode utilizar cremes reconstrutores para ajudar a melhorar a aparência, mas uma solução verdadeira só se dá com uma avaliação e mudança da alimentação, se necessário, pois a construção e nutrição dos fios acontecem de dentro pra fora.

Pele

Lábios Ressecados:

A pele dos lábios é delicada e sofre com todo o tipo de ação do clima, além da piscina, do mar, entre outros. Para manter a pele da boca bonita mantenha-a sempre hidrata, utilizando produtos a base de manteigas, de cacau ou karité são as mais comuns, e que possuam proteção solar – os balms são a melhor opção para hidratação e cor. Se mesmo com os cuidados não adiantar, é bom procurar um médico, algum problema com a saliva pode refletir em lábios ressecados.

Excesso de Oleosidade na Pele:

a pele oleosa em geral não tem apenas excesso de oleosidade, mas também costuma ter poros mais abertos e apresentar mais cravos do que uma pele normal. A grande inimiga de quem possui esse problema é a água quente, por isso ela aumentam no inverno. A água quente inicialmente retira oleosidade da pele, deixando-a seca, isso estimula as glândulas sebáceas a produzem mais óleo, piorando a condição em longo prazo. Além da água quente evite a aplicação de produtos com esponjas e as consistências em creme, com exceção daqueles que sejam oil-free.

Acne:

cuidados com a pele

apesar de ser um problema comum na adolescência, depois que os hormônios se ajustam, ainda pode aparecer alguma espinha ou cravo incômodo pontualmente. Um dos principais motivos do seu surgimento na fase adulta, para ambos os sexos, é o estresse, mas as mulheres também tem uma propensão maior a isso durante a TPM. Para evitar o aparecimento desses incômodos, utilize sabonetes com ácido salicílico, acrescente aos cuidados diários um tônico e nunca se esqueça de tirar a maquiagem antes de dormir.

Pele com Rosácea:

A vermelhidão na pele está, em geral, relacionada a alergias, exposição ao sol ou mudanças bruscas de temperatura. Para amenizar o aspecto avermelhado utilize pó compacto ou corretivo num tom que corrija a vermelhidão, o corretivo colorido verde é uma boa solução quando o problema é mais localizado. Evite produtos com ácidos e esfoliantes, que pioram o problema. Procure um dermatologista.

Pele Áspera:

A pele áspera quase sempre tem a ver com o ressecamento, a hidratação é o melhor caminho para diminuir o problema, hidrate diariamente e verá que até mesmo os joelhos e cotovelos melhoraram de aspecto. Evite banhos quentes e troque sabonetes glicerinados por fórmulas a base de hidratante.

Manchas:

Para resolver manchas na pele, os tratamentos físico-químicos indicados por dermatologistas ainda são as melhores soluções. Muitos produtos conseguem clarear suavemente manchas de sol ou de acne, mas somente um médico consegue determinar qual é o melhor tratamento para um caso mais grave – podem ser utilizados laisers ou esfoliantes químicos no tratamento.

Outros Problemas de Beleza

Depilação:

depilação na perna

Fazer depilação com lâmina é uma  saída para muitas pessoas que não gostam de recorrer a cera e outros métodos. Para deixar a pele lisa por mais tempo, use um truque: aplique condicionador de cabelo na área a ser depilada e faça a depilação sempre no sentido do pelo, essa combinação mantém a pele lisa por mais tempo. Nunca utilize o mesmo aparelho de barbear por mais de duas vezes, essa repetição pode causar irritação.

Unhas Fracas:

Assim como a fraqueza dos cabelos tem a ver com a alimentação, o problema nas unhas pode ter a mesma origem. Além de rever sua alimentação e inserir alimentos que fazem bem para as unhas, como cenoura e soja, você pode auxiliar com bases e esmaltes próprios para o fortalecimento das unhas, evitar tirar a cutícula – que retém água, e evitar produtos a base de tóxicos como o formaldeído e o tolueno.

unhas esmaltadas

Flacidez:

Nem sempre ligada ao sobrepeso, a flacidez pode aparecer até mesmo nas pessoas com corpo e peso de top model. A solução imediata para o problema é se exercitar devidamente, pois a flacidez se origina da falta de trabalho muscular. Ingerir muitos líquidos também ajuda no processo, pois o organismo elimina mais toxinas,  que atrapalham o enrijecimento da pele.  Quando o problema é mais grave, drenagens linfáticas podem ajudar no processo.